Categoria: Informativos
Data: 07/06/2025
Olá Parceiros em Missões,

 

“Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” João 13:17

 

Com nossos corações renovados, compartilhamos nosso informativo de junho, reconhecendo a fidelidade do Senhor em cada detalhe da missão entre os refugiados aqui em Almería. O que temos vivido é fruto da graça de Deus e da parceria fiel de igrejas, irmãos e irmãs como vocês, que intercedem, contribuem e caminham ao nosso lado. Cada gesto de apoio tem sido um grande incentivo para prosseguirmos nossa caminhada missionária. Louvamos a Deus por sua vida e por tantos anos de caminhada junto conosco.


Informação Não É Igual a Solução!


Vivemos em um tempo em que informações nos cercam por todos os lados. Mas será que estamos realmente fazendo bom uso das informações ou conhecimento que adquirimos? Ao retornarmos do Brasil para Almería, passamos por uma situação bastante frustrante: uma de nossas malas que despachamos de Londrina não chegou conosco. Graças ao tag rastreador que colocamos na mala, conseguimos acompanhar em tempo real todos os passos da mala: ela chegou de São Paulo no aeroporto de Madri, depois de dez dias, foi enviada para Barcelona. Avisamos a cia aérea que a mala estava em Barcelona, depois de três dias, o tag nos mostrou um endereço residencial de um conjunto de apartamentos naquela cidade. 


Passamos a eles todas as informações, que era uma mala de cabine, que nos pediram para despachar, porque o voo que seria de Londrina estava cheio e então despachamos a mala, passamos todas descriçoes da mala, cor, marca, foto da mala, os comprovantes de despacho da mala, foto dos cartões de embarque, fotos dos mapas do rastreador mostrando exatamente onde ela estava em cada momento desde da saída de Londrina, relatamos tudo que lembrávamos que tinha dentro da mala, que era tudo coisas pessoais da Tina, roupas e em especial todos os resultados dos exames médicos que a Tina tinha feito no Brasil e tudo que eles pediram. No entanto, todos os contatos e insistências com a companhia aérea, a resposta era sempre a mesma: “Estamos analisando e procurando sua mala”. Após 21 dias sem sucesso na busca da mala perdida, eles a classificaram no sistema como “extraviada” e então nos indenizando. Mesmo com todas as evidências em mãos, a empresa não fez absolutamente nada. 


Essa situação nos levou a refletir profundamente sobre quantas vezes agimos da mesma forma que a companhia aérea diante do Senhor. Recebemos informações claras do Senhor sobre o Evangelho, sobre tudo que devemos fazer, ser e como devemos tratar outras pessoas, sobre a urgência da missão, mas simplesmente não agimos. Sabemos o que temos que fazer, onde estão os perdidos, temos acesso às necessidades do mundo, conhecemos os desafios que enfrentam os refugiados, e mesmo assim, muitas vezes, não fazemos nada. Jesus disse em João 13:17: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” Não basta saber, não basta ter as informações. O que nos transforma é o que fazemos com elas. Nossa oração é que cada um de nós responda ao chamado de Deus com obediência e ação. Que não sejamos apenas acumuladores de dados espirituais, mas agentes de transformação. E você? O que tem feito com as informações que Deus tem colocado diante de você?



Família


Estamos todos bem, graças ao Senhor! A Tina está bem, o Senhor respondeu nossas orações e a questão da tireoide foi controlada e está tudo bem. Como mencionamos anteriormente, infelizmente não conseguimos recuperar a mala que havia sido extraviada durante nossa viagem de volta do Brasil. Apesar das muitas tentativas e das informações detalhadas que tínhamos, a companhia aérea não conseguiu localizá-la. Porém, fomos reembolsados e somos muito gratos a todos que estiveram orando conosco por essa situação. Mesmo em situações frustrantes, vemos a mão de Deus cuidando de cada detalhe. 


Nossos filhos, noras e netos também estão bem, e a saudade deles já é grande. Depois de um tempo tão precioso juntos no Brasil, a distância pesa mais, mas seguimos confiando no Senhor que nos sustenta. Também estamos muito felizes, pois no mês passado nosso netinho Tiago completou 2 aninhos! Um presente de Deus e motivo de grande louvor. Louvamos ao Senhor por sua vidinha e por tudo o que Ele tem feito em nossa família. Obrigado por orarem por nós!


Ministério


Nosso retorno a Almería foi marcado por reencontros muito especiais e pelo renovar da nossa motivação para seguir servindo. Foi maravilhoso rever nossos amigos, companheiros em missões e, especialmente, os refugiados que acompanhamos com carinho. Eles demonstraram grande alegria ao nos ver novamente, e ouvir deles que fizemos falta foi muito encorajador. Entre tantos reencontros, um que nos emocionou foi com Muhamed e Hannah, que vivem em uma favela. Ambos estavam radiantes ao contar que agora estão trabalhando. Como disse Muhamed: “Seu Deus ouviu nossas orações.” Ver o agir de Deus em suas vidas nos encheu de esperança, principalmente no caso de Hannah, que ficou dois anos sem trabalho por causa de problemas de visão. 


Com a ajuda conseguimos os óculos, ela pôde voltar a enxergar com clareza e conquistar um emprego que era sua maior necessidade. Ao mesmo tempo, sentimos tristeza por alguns amigos refugiados que se mudaram para outras cidades ou países, como a França. Essa é uma realidade constante entre os refugiados, a busca por um novo começo. Cremos, porém, que mesmo nas partidas, a divina semente plantada em seus corações há de frutificar em tempo oportuno. Continuamos também envolvidos com os resgates de barcos de refugiados. Apesar de uma redução de mais de 50% nas chegadas este ano, devido ao aumento da vigilância costeira nos países africanos, sabemos que esses fluxos são como ondas, e de um dia para o outro pode mudar, assim, seguimos em prontidão. 


Tenho (Ricardo) participado de um curso intensivo de primeiros socorros de 45 dias é tem sido um grande desafio, pois lida com situações críticas de socorro e termos técnicos da área de urgência, que não é minha área. Mesmo assim, reconheço a importância disso para seguir no resgate de barcos de refugiados. A Tina retomou com alegria os grupos de mentoria e estudos bíblicos com as mulheres da igreja, que continuam sendo momentos de um grande crescimento e apoio espiritual. Louvamos a Deus por tudo isso!


Pedidos de Oração e Louvores:


- Louve ao Senhor pelo cuidado contínuo de Deus com nossa família, especialmente com a saúde da Tina, cujos exames e tratamento para a tireoide foram bem-sucedidos.

- Celebre conosco os 2 aninhos do Tiago, nosso netinho.

- Louve a Deus pelos reencontros edificantes em Almería, em especial de Hannah e Muhamed e pelo agir de Deus em suas vidas.

- Siga orando por nossa saúde e proteção.

- Ore para que o Senhor siga abençoando a vida de nossos filhos, noras e netos.

- Ore por todos os refugiados que temos tido oportunidade de estar abençoando, especialmente os que chegaram recentemente e precisam de uma atenção maior.

- Ore por proteção e sabedoria nas operações de resgate de refugiados, e para que o curso de primeiros socorros do Ricardo seja completado com êxito.

- Interceda pelo trabalho da Tina com as mulheres, e que os estudos e mentorias continuem sendo espaços de cura, discipulado e crescimento espiritual para cada uma dessas mulheres.

- Ore por nossas igrejas parceiras aqui em Almería.


Com gratidão no coração, encerramos este informativo reconhecendo que caminhar com vocês torna nossa missão mais leve e frutífera. Que o Senhor recompense com graça cada gesto de apoio, cada oração e cada palavra de encorajamento. Que suas vidas, famílias e igrejas sejam renovadas pela presença de Deus, e que juntos sigamos avançando, com fé, na tarefa de fazer Cristo conhecido entre os refugiados.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

 

Pr. Ricardo & Tina Matioli

Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!


Autor: Familia Matioli   |   Visualizações: 32 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário