Categoria: Informativos
Data: 03/08/2025

“O Senhor me chamou desde o ventre, desde o seio de minha mãe fez menção do meu nome.” Isaías 49:1

 

Com alegria, compartilhamos mais um informativo missionário. Somos tão gratos a Deus por poder compartilhar com vocês tudo o que Ele tem feito em nosso meio, especialmente no ministério entre os refugiados e nosso desejo é que se sinta parte, pois a cada dia temos a oportunidade de ver o Senhor agindo de maneira maravilhosa. Somos também gratos por cada um de vocês que nos tem apoiado, orado e caminhado conosco nessa jornada, pois suas orações têm sido ouvidas e seu apoio tem nos mantido a cada dia. Que este informativo seja também uma fonte de encorajamento e inspiração para cada um de vocês.



Deus Traz O que Está no Coração!


O mês de julho foi especial e significativo em nosso ministério, pois, após três anos de trabalho entre os refugiados no sul da Espanha, algo inesperado aconteceu: o povo som@li, que sempre esteve em nosso coração, começou a chegar, onde estamos. Durante 12 anos servimos entre os som@lis no Quênia, e nunca imaginamos que, depois de tanto tempo, teríamos a oportunidade de acolher esse povo aqui na Espanha. Mas, como sempre, Deus surpreende com Sua fidelidade. 


Quando Deus nos chama para servir um povo, não importa onde ele esteja. Às vezes Ele nos leva até eles, outras vezes Ele os traz até nós. Esse foi o caso agora, quando vimos os somalis chegando para serem acolhidos. Isso foi como uma resposta direta do Senhor, confirmando que a obra que começamos no Quênia ainda tem repercussões no trabalho que fazemos aqui. A chegada desses refugiados trouxe um renovado senso de propósito e gratidão. É incrível ver como a experiência que tivemos no passado, servindo e conhecendo profundamente a cultura som@li, nos preparou para esse momento. Agora, como nunca antes, sentimos que estamos cumprindo o chamado de Deus de maneira mais profunda, ainda não criamos um relacionamento, mas ao saudar e dizer que estive entre eles tem sido uma porta aberta, mas o mais importante ainda, é que temos um coração cheio de compaixão para levá-los a mensagem do Evangelho. 


Deus, em Sua infinita sabedoria, nos preparou e Ele colocou no nosso coração um amor por esse povo, e agora, com as portas abertas, temos esta preciosa oportunidade de servi-los novamente e orar para que possamos fazer Cristo conhecido entre eles, pois esta é a razão de nossa missão. Não estamos apenas acolhendo refugiados, mas também semeando a Palavra de Deus em corações ansiosos por esperança e redenção. Agradecemos a Deus por essa oportunidade maravilhosa de continuar a missão e pedimos que Ele nos use para fazer a diferença na vida de cada um desses refugiados som@lis. Que, assim como fomos abençoados ao servi-los no passado, possamos ser instrumentos de transformação nas vidas deles aqui na Espanha. Essa experiência nos ensina que, assim como Deus sempre está confirmando Seu chamado em nossas vidas, Ele fará o mesmo em sua vida. Pode ser que você esteja se perguntando se está no lugar certo ou se está cumprindo o propósito de Deus. O que aprendemos é que, quando Deus tem algo para você, Ele sempre vai confirmar. Não há como escapar do propósito Dele. Talvez você sinta que há algo no seu coração que precisa ser feito, uma missão ou um chamado, e saiba: Deus vai alinhar tudo ao seu redor para que você possa cumprir o que Ele planejou para sua vida. Como Ele fez conosco ao trazer os somalis até nós, Ele fará acontecer em sua vida. Basta confiar e seguir, pois Ele é fiel para completar Sua obra em nós!


Ministério


Com a graça de Deus, Tina e eu estamos bem, e o Senhor tem cuidado de nossa saúde e provisão. O mês de julho, foi bem intenso, primeiro porque podemos testemunhar a bênção de poder aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de socorrismo, especialmente porque o mês de julho tivemos um mês de grande aumento nos resgates de barcos de refugiados. Isto porque após um período de poucas chegadas, este mês experimentamos um aumento significativo, com refugiados do norte da África cruzando o Mediterrâneo em grande número, na verdade, julho foi o mês que mais houve resgates de barcos este ano. Em alguns fins de semana, resgatamos mais de 500 refugiados em nossa cidade, o que trouxe um acréscimo considerável de trabalho, mas com as equipes de resgate e acolhimento bem reduzida devido a que muitos voluntários e trabalhadores estão de férias. 


Além disso, o abrigo de refugiados e o hotel de acolhimento estão superlotados o que também tem gerado muitas atividades. No entanto, em meio de todas estas chegadas de refugiados, fomos surpreendidos pela chegada de refugiados de países como Som@lia e Sud@o, povos com os quais tivemos a oportunidade de servir por mais de 12 anos no Quênia. Com as novas restrições impostas pela Itália, milhares de refugiados do leste africano descobriram uma rota alternativa saindo da @rgélia, cruzando o Mediterrâneo e chegando nas Ilhas Baleares aqui na Espanha, com isto muitos deles depois dos primeiros atendimentos estão sendo encaminhados para diferentes cidades da Espanha e Almería é uma das cidades que mais vai receber este grupo. Para nós, isso é uma oportunidade única de aplicar a experiência que adquirimos com essas populações em nossa jornada missionária. 


Uma grande bênção foi que semana passada fui designado para apoiar três refugiados som@lis no abrigo. Relembrar os tempos que passamos com esse povo no Quênia tem sido um momento muito especial, pois quando compartilho do meu conhecimento da cultura, comida e lugares tocamos o coração desde povo e nos abre as portas. Sentimos a presença de Deus nos surpreendendo e nos guiando para sermos instrumentos de salvação na vida deles. Também continuamos a apoiar nossas duas igrejas parceiras aqui em Almería, e é um grande prazer ver nossos amigos, como “Be” de Gana, se integrando à igreja e com os jovens. Rodamos mais de 30 km para ir buscá-lo onde mora para trazer a igreja, mas sem dúvida nenhuma não é um esforço em vão, pois cremos que a igreja local é o pilar fundamental no acolhimento de refugiados e vê-los se envolvendo com refugiados enche nosso coração de alegria e esperança. 


Tina segue firme com suas mentorias online e estudos bíblicos com as mulheres, sendo um grande apoio para elas. Somos imensamente gratos por tudo o que o Senhor tem feito em nosso ministério e pela fidelidade de nossos parceiros.


Pedidos de Louvor e Oração:


  • Louve ao Senhor pela nossa saúde e provisão. Ele tem cuidado de nossas vidas e nos tem dirigido no trabalho intenso e nos desafios do ministério entre os refugiados.
  • Agradecemos a Deus pela oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de socorrismo nos resgates de barcos de refugiados.
  • Louvamos ao Senhor conosco pela surpreendente chegada de refugiados de países como Som@lia e Sud@o, povos com os quais servimos no Quênia, e pela oportunidade de aplicar nossa experiência para abençoá-los e ajudá-los.
  • Continue orando pela vida de nossos filhos, noras e netos. Em especial ore pela visita do Matheus e família que vira nos visitar no próximo mês de setembro.
  • Ore para que Deus continue nos protegendo, nos dando saúde e suprindo nossas necessidades, mesmo diante dos desafios de cambio do Real para o Euro e os impostos que subiram consideravelmente.
  • Peça ao Senhor para nos dar sabedoria e forças para lidar com os desafios no acolhimento e regaste de refugiados.
  • Ore pelos refugiados somalis e sudaneses que chegaram, para que possam ser tocados pelo amor de Deus e que, por meio de nossa experiência, possam conhecer a salvação em Cristo.
  • Ore pela igreja local espanhola, que tem sido essencial no acolhimento de refugiados, para que Deus continue a fortalecer essa parceria.
  • Peça que Deus continue usando a Tina em suas mentorias e estudos bíblicos com as mulheres.
  • Que o Senhor nos fortaleça e nos capacite para cumprir o propósito que Ele tem para nossas vidas e ministério.
  • Ore para que o Senhor continue abençoando nossas igrejas parceiras e nossa equipe de Trabalho.

Agradecemos grandemente por suas orações e apoio constante. 

Que o Senhor continue a derramar Suas bênçãos sobre cada um de vocês, suas igrejas, suas famílias e negócio. 

Oramos para que Deus os guarde, fortaleça sua fé e os encoraje a perseverar no serviço missionário. 

Que juntos continuemos firmes no propósito de glorificar a Deus, sempre com alegria e gratidão por tudo o que Ele tem realizado em nossas vidas.

 

Pr. Ricardo & Tina Matioli


Autor: Família Matioli   |   Visualizações: 14 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário