Categoria: Artigos
Data: 04/03/2024

Gênesis 2:16-17

 

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

 

Chega a ser engraçado, que ao passarmos por esse texto em nossas leituras bíblicas, nem sempre damos a ele a importância que merece. Esse texto está ligado a nossa vida de todas as maneiras que pudermos imaginar. A nossa vida gira em torno da quebra do primeiro mandamento dado ao homem: “não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal”.

 

Também é engraçado que por muitas vezes, ao lerem esse texto, muitas pessoas julguem a Deus pelo fato de Ele ter deixado tal árvore ali. Dizem elas: “Se era algo danoso, por que deixar ali ao alcance da mão de Adão?”, ou, “Deus tem certa culpa pela queda humana”.

 

A verdade é que sempre olhamos para tudo prontos a julgar, prontos a termos respostas para todos os grandes questionamentos. Nos achamos sábios demais, não precisamos de nada nem de ninguém. Somos livres, independentes!

 

Esse terrível hábito do orgulho permeia nossas vidas em quase todas as fases dela. De alguma maneira, desde crianças, cremos saber de todas as coisas e com isso nos sentimos maiores, mais capazes... Porém, muitas vezes quebramos nossas caras ao tropeçar em certas pedras pelo caminho.

É como o jovem que não ouve o conselho dos mais velhos por crer que já sabe o suficiente. É como o inexperiente que quer ensinar seu mestre.

São erros bruscos que todo homem já cometeu em sua vida.

 

E o que quero dizer com isso?

 

Observe, além de Deus presentear Adão com toda sorte de bênçãos, ou seja, alimento em abundância, controle sobre os animais, uma bela esposa etc., etc., etc., Deus também o alertou do único perigo no jardim: a árvore! Aquela árvore! Não coma dela!... Mas... Adão foi até lá e comeu...

 

Se Deus tivesse deixado Adão sem um aviso sobre o que lhe aconteceria, poderíamos até pensar que Deus estivesse sendo injusto, mas Deus o avisou de antemão, e não só o avisou como também lhe falou das consequências.

Creio, que o simples “não coma”, deveria ter sido o suficiente para Adão, pois seu Deus, o Criador de todas as coisas o havia proibido de comer. O que mais Deus precisava fazer ou falar para Adão? Absolutamente nada! Mas, se não bastasse dizer não coma, amorosamente Deus disse “...pois se comer dela, certamente morrerá...”

Deus jamais poderia ser o culpado pelo erro de Adão, Adão errou por sua própria escolha e não lhe faltou aviso!

 

Adão, a criatura, quis saber mais do que seu Criador, e juntamente com sua esposa, comeu do fruto da árvore que não tinham permissão. Deus, sendo justíssimo em seus atos, precisou cumprir com a palavra antes dada a Adão, e dessa maneira permitiu que a morte o tocasse, e então Adão morreu.

 

Quando iniciei, falei que esse texto está ligado de maneira profunda a nossa vida, e agora explicarei.

 

Quando Adão desobedeceu a Deus, ele não simplesmente morreu, mas trouxe a morte a tudo. Todas as coisas criadas por Deus foram afetadas pela desobediência de Adão.

 

Antes de continuarmos, preciso deixar claro que a morte aqui, não era a morte física, mas sim a espiritual. Veja, Adão continuou a respirar mesmo após seu pecado, porém, a partir de sua desobediência já não era mais o mesmo.

 

Podemos pontuar algumas das mudanças que ali ocorreram:

 

1° Adão se envergonhou de sua nudez (passou a ter problemas consigo mesmo)

2° Adão se escondeu de Deus (passou a ter problemas com Deus)

3° Adão culpou sua esposa (passou a ter problemas com os seus iguais)

 

Adão perdeu sua posição de pureza e passou a ser um homem imundo. Deixou de viver pela palavra de Deus e passou a viver por suas próprias palavras. Adão estava morto, além disso havia matado tudo ao seu redor. Agora a terra era maldita, sua esposa sofreria mais ao dar a luz, os animais agora o temeriam, seu alimento lhe daria canseira... Tudo, absolutamente tudo o que havia sido criado em perfeição, agora estava sob o domínio da morte, e por culpa de Adão.

 

E o que isso tem a ver com nossas vidas?

 

A Bíblia é clara ao nos informar que através de Adão o pecado entrou no mundo, e através do pecado a morte. (Romanos 5:12)

É interessante notarmos que se Adão morreu naquele dia, seus descendentes não poderiam nascer de outra forma a não ser mortos!

Sim, todo homem é um natimorto, ou seja, já nasce sem vida. Desde o útero materno estão sem vida, pois desde o útero já são pecadores por herança!

 

É como diz a frase do Dr. R.C. Sproul: “Não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores”.

 

A grande verdade, é que já nascemos inimigos do Deus altíssimo e que nada há de bom em nós, isso é o que temos a ver com esse versículo. 

Nossas vidas foram afetadas mesmo antes de existirmos, dessa maneira já nascemos condenados ao inferno.

 

Algumas más línguas dizem: “Deus predestina homens ao inferno”. Mas, o texto deixa claro que os homens já nascem destinados ao inferno. Nosso pai Adão adquiriu, através de seu pecado, o que podemos chamar de “doença da morte”, e a transmitiu a todos seus descendentes. É como uma doença hereditária que infelizmente foi passada de homem a homem, século após século até chegar a nós.

 

Ao lermos um texto como esse, deveríamos nos preocupar, deveríamos cair em desespero, pois se isso tudo é verdade, somos inimigos de Deus e estamos sob sua ira! E nosso destino é o inferno!

Deveríamos correr atrás de Deus gritando por misericórdia, deveríamos nos lançar aos seus pés em choro... Mas, assim como Adão, muitas das vezes preferimos nos esconder de Deus. Ao invés de correr até o único que pode nos salvar, na verdade corremos para longe dele. Assim como Adão, ao invés de ouvirmos as palavras de Deus, ouvimos as nossas próprias. Não tememos a morte, não tememos o inferno, não tememos as consequências... Desde que Adão errou, temos ignorado as verdades de Deus e vivido segundo as nossas verdades.

 

Sabendo de tudo isso, é inacreditável ouvir alguns de nossos irmãos dizendo: “Eu aceitei Jesus”, “Eu me converti”, “Eu escolhi a Cristo” ... Isso é uma grande mentira que infelizmente tem se infiltrado e ramificado dentro de nossas igrejas. 

Não somos capazes de ir a Cristo, pois naturalmente corremos Dele e de suas verdades. Não o aceitamos, pois na verdade desde o inicio o negamos e nos escondemos. Não nos convertemos, pois somos cegos e incapazes de segui-lo.

Nosso curso natural é nascer (mortos), permanecer mortos em nossos pecados e sofrermos a segunda morte, ou seja, o inferno!

E precisamos ter claro em nossas mentes que isso é justiça de Deus. Em nada Ele estará nos lesando. Esse caminho é justíssimo, pois nosso pai Adão não o ouviu, mesmo sendo avisado de antemão!

 

Creio que se até aqui não tivermos percebido a gravidade da desobediência e do pecado, jamais iremos perceber, mas se isso começou a nos despertar, seguirei para boa notícia. Sim, mesmo após toda nossa rebeldia e pecado, mesmo sendo merecedores do lago de fogo, ainda há uma esperança. Uma que não reside em nós mesmos, nem em nossas forças, nem em nada dessa terra. Essa esperança reside apenas em um lugar, a saber, o amor de Deus.

 

A partir desse momento, vou explicar, ou pelo menos tentar explicar como Deus resolveu nosso problema e como Deus nos curou de nossa doença mortal.

 

Como já disse, o homem pecador sempre corre de Deus, nunca para Deus. Temos isso em Adão e Eva. Observe, após ter desobedecido a Deus, Adão não corre até Deus desesperado e arrependido, ao contrário, Adão tenta resolver seu problema cobrindo-se com folhas, e mais, ao ouvir Deus se aproximar, Adão não corre até Ele para se confessar, antes se esconde atrás de árvores.

 

Meus irmãos, não é essa a nossa atitude constantemente? Se esconder Deus?

 

Agora veja, se Deus não tivesse ido até sua criatura naquela tarde, sua criatura jamais teria vindo até Deus. Posso lhe garantir que se Deus não viesse até Adão, Adão jamais iria até Deus.

É como quando cometemos um erro que ninguém viu, e então pensamos: “acho que se ninguém viu, nem vou falar nada, deixa isso pra lá”. Essa atitude é a mais comum para o homem caído.

Se Deus não tivesse ido até Adão, hoje estaríamos perdidos e sem esperança alguma. Sim, se hoje olhamos para nosso mundo desabando, pode ter certeza que se Deus não tivesse ido até Adão, hoje estaria muito pior.

 

Mas é aqui que se iniciam as boas novas.

Deus, veio até Adão, sim, naquela mesma tarde Deus veio até sua  criatura.

Mansamente perguntou: “Adão, onde estás?”

Isso se chama graça, ou seja, o favor imerecido. Jamais devemos ler essa pergunta de Deus com severidade, pois Deus não foi severo, mas amoroso. Veja, Deus não chegou lançando-o no fogo (o que poderia fazer, sendo justíssima a sua conduta), mas através de sua pergunta deu uma oportunidade para Adão se explicar. Adão não merecia isso. Deus já havia dito para ele não comer, já havia lhe falado das consequências e mesmo assim, após toda desobediência, Deus permite que sua criatura fale... E claro, o que mais poderia sair da boca de Adão a não ser uma justificativa própria? Adão lançou sua culpa no próprio Deus e na mulher que antes tanto lhe trouxe alegria.

Esse Adão nos representa muito bem, não é? Quase sempre tentamos culpar os outros por nossos erros... Esse é só um dos sintomas da doença mortal.

 

Porém, Deus sendo onisciente já sabia que Adão não teria nada para lhe apresentar como justificativa. Sua pergunta na verdade era um despertamento para Adão, era algo como: “E agora meu filho, e agora?”

 

Adão tentou cobrir sua nudez, mas falhou miseravelmente, pois o próprio Deus precisou cobri-lo. Observe que foram feitas roupas para suas vergonhas, roupas feitas de pele animal. (Gênesis 3:21)

 

E o que significa isso tudo?

 

Significa que nenhum ato de Adão ou nosso tem poder para nos cobrir do pecado. Não há nada que possamos fazer por nós mesmos. Tentar encobrir nossas vergonhas com folhas, assim como fez Adão, não tem a ver com pagar pelo pecado, mas esconder o pecado.

Porém, quando Deus cobriu Adão, ele pagou o pecado de Adão, Ele mostrou a Adão que para que houvesse comunhão novamente entre criatura e Criador, isso iria precisar partir de cima para baixo, ou seja, de Deus para o homem, pois Deus ainda estava em sua posição original, enquanto o homem havia caído. Era impossível que o homem viesse até Deus, mas para Deus era possível vir ao homem. Não que Deus devesse isso ao homem, mas assim Ele quis. Novamente digo, por graça, ou seja, por favor imerecido, sendo assim, por amor!

 

Naquele dia animais morreram para que as roupas de Adão e Eva fossem confeccionadas, pois para que o pecado seja pago é necessário que alguém morra. Veja, essas são as palavras de Deus: “...você certamente morrerá”. Sendo assim, Deus preparou um substituto para morte, assim Adão ainda poderia se relacionar com Deus.

 

Meus irmãos, para que não fique cansativo, passarei para uma aplicação muito direta.

 

Essa leitura de Gênesis é a nossa entrada para o entendimento sobre o pecado. Ao entender nossa ancestralidade, ou seja, nossa origem, somos capazes de compreender o porquê somos como somos. 

 

Ao entender que Adão caiu, sabemos que caímos com Ele. Sendo assim, também sabemos que somos incapazes de cobrir nosso pecado, ou seja, necessitamos de Deus, necessitamos do substituto.

 

E quem é esse substituto que foi prometido lá em Gênesis 3:15? Quem é esse que será capaz de pisar a cabeça da serpente? Sim, Ele é Jesus. O nosso substituto. Somente Ele é capaz de cobrir nosso pecado.

 

Todo homem que o receber será chamado filho de Deus. Todo homem que aceitar o seu sacrifício será salvo do poder da morte. Será curado da enfermidade mortal!

 

Meus irmãos, como o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.(João 14:6a)

Não existe outra forma de sermos salvos e limpos. Somente em Cristo isso é possível.

 

Ele é o caminho, e não chegaremos a nenhum lugar sem Ele, a não ser o inferno.

Ele é a verdade, e não há outra. Somente essas palavras ditas hoje sobre como ser salvo são a verdade.

Ele é a vida! Sim, a vida que perdemos lá atrás no Jardim!

 

Não há outro nome pelo qual os homens serão salvos! (Atos 4:12) Somente Jesus pode nos Salvar. E isso não vem de nós, pois nem mesmo fomos até Ele. Se Deus não nos tivesse carregado no colo até aqui, estaríamos em qualquer outro lugar afundados em nossas misérias e pecados!

 

Se hoje fomos capazes de entender o que Deus fez por nós, que vivamos de acordo com isso, glorificando-o em todas as nossas ações, em todas as nossas falas.

E mais, se temos a certeza de que os homens estão mortos, que levemos vida até eles enquanto a tempo.

 

Fim!


Autor: João de Souza Silva Filho   |   Visualizações: 1482 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário